Home, quem somos, parcerias, F.A.Q

quinta-feira, 17 de março de 2011

Porque falar frances?






Depois do inglês, o francês é o idioma mais ensinado, como língua não-nativa, no mundo. A França é um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil. Cerca de 600 empresas estrangeiras de língua francesa estão instaladas no país e, a cada ano, esse número aumenta. 

Muitas multinacionais que aplicam programas de trainee, como a Renault, a Citroën e a Nestlé exigem fluência nesse idioma. Para Roberta Bezzi, analista de recursos humanos da Accor, multinacional francesa, conhecida tradicionalmente no ramo de hotéis, para ocupar os cargos de chefia e gerência na sede da empresa, é imprescindível que se fale francês. "Os diretores da Accor no Brasil repassam à matriz todos os investimentos realizados e as metas alcançadas no país. Como a matriz da Accor é na França, o domínio do idioma é fundamental para manter essa comunicação constante, demonstra conhecimento e respeito à língua".

Não é à toa que o francês é o segundo idioma mais procurado no Centro de Línguas da Ufes. Em processos seletivos para ingressar em um mestrado e em um doutorado, é fundamental que o candidato domine uma língua estrangeira e o francês está entre as mais requisitadas. 

A assessora de francês do Centro de Línguas da Ufes, Telma Boudou, disse que o perfil das pessoas que se matriculam no curso mudou bastante. "Inicialmente, havia um predomínio de estudantes ligados às Artes, à Literatura e à Comunicação, mas hoje, as turmas estão heterogêneas, temos estudantes que cursam Engenharia, Matemática, Medicina." 

Para Telma, não adianta saber o idioma e não colocá-lo em prática no cotidiano. Telma disse que um bom falante de francês deve participar de eventos e congressos que reúnam estrangeiros e, além disso, manter uma aproximação com pessoas que tenham interesses na língua e cultura francesas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário